• sindalcoata

ENCONTRO ESTADUAL DE CIPA E SESMT DISCUTE SAÚDE DO TRABALHADOR

29.08.2016 - SINDALCO de Araçatuba esteve presente no evento.


Trabalhadores dos setores químicos de todas as regiões do estado de São Paulo, membros da CIPA e SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) estiveram reunidos em Praia Grande SP no 5º Encontro Estadual de CIPA e SESMT da FEQUIMFAR.


O evento aconteceu nos dias 26 e 27 de Agosto e contou com uma série de discussões, palestras e atividades participativas, referentes ao quadro atual existente na área de Saúde e Segurança do Trabalhado.


O SINDALCO de Araçatuba esteve presente em todas as edições do Encontro Estadual, sempre procurando levar membros da CIPA e SESMT para interagirem com os temas expostos e na intenção de contribuir para o aumento da segurança e saúde do trabalhador no ambiente de trabalho. E esse ano o sindicato foi representado no evento através dos diretores: Célio Donizeti Kiill, Aguinaldo Ribeiro, Aílton José dos Santos, Alexandre Rossinoli, Antonio Marcos da Silva, Auriesler Alessandro Moura, Claudio Sanches Vargas, Eduardo Aparecido Carrasco, Edson Roberto Brasílio, Gilson Ubero Tapia, Isaías Antonio da Silva, José Maia, Leandro Fagundes Goes, Maico Fabrício da Silva Martelo e Roberto Pereira Matos.

Abertura

A mesa de abertura foi composta pela Desembargadora Dra. Maria Elizabeth Mostardo Nunes – Presidente do Comitê da Ordem Social e de Atenção Integral a Saúde (representando a Sra. Silvia Regina Pondé Galvão Devonald – Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região); Sr. Geordeci Meneses de Souza, Coordenador da Comissão Intersindical de Saúde do Trabalhador (representando o presidente do Conselho Nacional d Saúde do Trabalhador, Sr. Ronaldo Ferreira dos Santos); Dr. Ronaldo José de Lira, procurador do MPT 15ª e Vice coordenador Nacional da CODEMAT; Cleonice Caetano Souza – Secretaria Nacional de Saúde do Trabalhador da UGT (representando o Sr. Ricardo Patah – presidente da UGT); Dr. Cesar Augusto de Mello, Presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB (representando o presidente da OAB Sr. Marcos da Costa); Viviane de Jesus Fortes, Auditora Fiscal do trabalho/MTE (representando Ministro de Estado do Trabalho , o Sr. Ronaldo Nogueira de Oliveira), Jorge Luiz Sayde de Azevedo, servidor do departamento de vigilância em saúde ambiental do trabalhador (representando Ministro da Saúde Ricardo Bastos); Elenildo Queiroz – Presidente do DIESAT, Sr. Airton dos Santos – Coordenador Adjunto de Relações Sindicais do Dieese (representando o Sr. Clemente Ganz Lúcio – diretor Técnico do Dieese) e Marcos Antonio Ribeiro, presidente do SINTESP -Sindicato Dos Técnicos De Segurança Do Trabalho No Estado De São Paulo.


5ª edição do Encontro

Esta é a 5ª edição do evento, que é promovido e organizado pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (FEQUIMFAR). A entidade é filiada à Força Sindical e à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ e, junto com os seus 33 Sindicatos, representa mais de 195 mil trabalhadores, nos segmentos produtivos da indústria química, farmacêutica, fabricação do álcool/etano, instrumentos musicais e brinquedos, plástico, abrasivos, fertilizantes, cosméticos, tintas e vernizes, entre outros.

“Tradicionalmente realizado a cada dois anos, o Encontro sempre possibilita a troca de experiências entre os trabalhadores e trabalhadoras, além da atualização de informações sobre a atuação responsável dos cipeiros e profissionais de SESMT, garantindo assim cada vez mais a segurança e a integridade física de nossos trabalhadores e trabalhadoras no ambiente de trabalho.” – Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru.

Programação

Dia 26/08/2016

9h00 às 11h00 – Abertura

11h00 às 12h00 – Palestra sobre Banco de Dados dos Últimos dois anos de Acidentes e Doenças decorrentes do trabalho no Setor Químico do Estado de São Paulo

Palestrante: Eduardo Bonfim

14h00 às 15h00: Palestra Saúde Mental e o Mundo do Trabalho

Palestrante: Paula Becker

15h00 às 16h00: Palestra – Direitos Humanos: O Direito Humano Fundamental ao Trabalho Saudável

Palestrantes: Ruth Coelho

16h00: Atividade Livre

Dia 27/08/16:

9h00 às 10h00: Palestra A Atuação da CIPA nos Locais de Trabalho

Palestrante: Lívia Ghirello

10h00 às 12h30: Dinâmica de Trabalho: A Contribuição dos Dirigentes Sindicais, CIPA e SESMT em Ações de Promoção da Saúde das Trabalhadoras e Trabalhadores.

12h30 às 13h00 – Cerimônia de Encerramento




0 visualização0 comentário