Após aprovação em assembleia, a Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial e Social dos trabalhadores do setor industrial de fabricação de etanol foi entregue aos representantes patronais da UNICA (União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo).
A Campanha Salarial nas usinas e destilarias que produzem etanol, no estado de São Paulo, teve início no dia 5 de fevereiro, quando no Seminário de Negociação Coletiva, realizado em Praia Grande, os representantes dos mais de 30 mil trabalhadores deliberaram a Pré-Pauta de Reivindicação da categoria. A data base da categoria é 1º de Maio.
“Pedimos apoio a todos os trabalhadores do setor para as negociações desse ano, que atendam aos nossos chamados de mobilização, pois estaremos lutando pela conquista de um bom percentual de reajuste e a manutenção das cláusulas conquistadas por nós com muita luta durante muitos anos, e o setor patronal sem dúvida, buscará dificultar as negociações e tirar benefícios que já constam nos acordos”, disse José Roberto da Cunha, presidente do SINDALCO Araçatuba.
Aprovadas pelos trabalhadores em assembleias nas bases, as reivindicações incluem:
Reajuste: 2% de aumento real + INPC/IBGE
Piso (Salário Normativo): R$ 1.350,00
PLR: 2 Salários Normativos
Manutenção das demais cláusulas